Comunidade Portuguesa de Ambientalistas
Ring Owner: Poli Etileno Site: Os Ambientalistas
Anterior Lista Aleatório Junte-se a nós! Próximo

2010-11-21

Ano Internacional da Biodiversidade - Numismática e Simbolismo (1 cent das Índias Orientais Neerlandesas ou Índias Orientais Holandesas de 1945)

As moedas de 1 cent das Índias Orientais Neerlandesas ou Índias Orientais Holandesas, de 1945, têm cunhada uma Espiga de arroz (Oryza stiva).
O arroz (constituído por sete espécies , Oryza barthii, Oryza glaberrima, Oryza latifolia, Oryza longistaminata, Oryza punctata, Oryza rufipogon e Oryza sativa) é uma planta da família das gramíneas que alimenta mais da metade da população humana do mundo. É a terceira maior cultura cerealífera do mundo, apenas ultrapassado pelo milho e trigo. É rico em hidratos de carbono.
Para poder ser cultivado com sucesso, o arroz necessita de água em abundância, para manter a temperatura ambiente dentro de intervalos adequados, e, nos sistemas tradicionais, de mão-de-obra intensiva. Desenvolve-se bem mesmo em terrenos muito inclinados e é costume, nos países do sudeste asiático, encontrarem-se socalcos onde é cultivado. Em qualquer dos casos, a água mantém-se em constante movimento, embora circule a velocidade muito reduzida.
Um dos processos utilizados no arroz para que ele mantenha suas características originais por mais tempo é a parabolização.
Ingrediente comum da culinária em diversos países, o arroz é originário da Ásia e cultivado há pelo menos 5 mil anos. Os grãos foram introduzidos no Egipto e na Itália pelos árabes e deram origem a diversas receitas.