Comunidade Portuguesa de Ambientalistas
Ring Owner: Poli Etileno Site: Os Ambientalistas
Anterior Lista Aleatório Junte-se a nós! Próximo

2010-11-13

Ano Internacional da Biodiveridade - Numismática e Simbolismo (10 Reis de D. Carlos I - Açores)

Em 1901 foram cunhadas moedas de 5 e 10 Reis nos Açores (D. Carlos I). Nesse ano ocorreu a visita Régia de D. Carlos I e Rainha D. Amélia aos Açores. Nessas moedas é visível uma coroa de flores, ao contrário do que era habitual, uma coroa de louro.
Nessa época vivia-se um período conturbado da monarquia com a afirmação vacilante do republicanismo que neste ano de 2010 se alude ao seu centenário.
O percurso eleitoral do Partido Republicano foi, desde 1878, de difícil e fraca expressão, devido não só às características da legislação eleitoral, como às ilegalidades que se verificavam durante as campanhas e no decurso dos escrutínios. Como protesto pelas limitações impostas pela legislação o PRP não concorreu às eleições de 1895 e 1897. Os republicanos que, na maioria das vezes concorriam com candidaturas próprias, chegaram a fazer algumas alianças, como aconteceu, em 1890, com alguns sectores monárquicos progressistas e, em 1900 e 1901, com os socialistas, formando a denominada Concentração Democrática. De qualquer modo, as esperanças de que o partido pudesse vir a ascender ao poder por via eleitoral eram praticamente
nulas e as tendências discordantes que se tinham manifestado no Congresso de 1891 e que separaram os republicanos do Norte e do Sul no movimento de 31 de Janeiro, continuavam a dividi-los.

O facto das moedas de 1901 possuirem uma coroa de flores poder ter vários significados: As coroas de flores actualmente estão ligadas as cerimónias fúnebres, para muitos de nós. No entanto, essa ideia é um equívoco. A coroa de flores tem um simbolismo muito mais ligado à vida do que à morte. Desde tempos imemoriais os vencedores e as altas sacerdotisas eram os únicos a quem era facultado usar ou adornar-se com uma coroa de flores. Como as flores são os símbolos da vida para muitas religiões e crenças espalhadas pelo mundo, a coroa de flores foi sempre um símbolo da representação da vitória da vida sobre a morte. Por isso as flores são colocadas em forma de círculo (que representa a eternidade).