Comunidade Portuguesa de Ambientalistas
Ring Owner: Poli Etileno Site: Os Ambientalistas
Anterior Lista Aleatório Junte-se a nós! Próximo

2010-08-28

Ano Internacional da Biodiversidade - Numismática e Simbolismo (10 haleru da Checoslováquia 1968)

As moedas de 10 haleru da antiga Checoslováquia, como a de 1968, tinham cunhado um ramo de Tilia cordata (tília).
Trata-se de uma espécie onde as flores de tília libertam um aroma muito odorífico.
A folhagem: Verde-escuro na Primavera e Verão e verde e amarelo no Outono. Apresenta cor verde mais clara na página inferior das folhas. As suas flores são brancas e amarelo pálido.
As árvores de Tilia cordata podem atingir os 30 m de altura.
A Tilia cordata pode ser utilizada como árvore ornamental e de sombra. As suas flores, depois de colhidas em Junho e secas à sombra, são usadas para fazer a tradicional infusão de tília, conhecida pelas suas propriedades calmantes e refrescantes.
Existem outras espécies de tília, como a Tília-de-Folhas-Pequenas que é uma árvore caducifólia oriunda da Europa e dos Balcãs. Apresenta uma forma compacta com folhas pequenas e cordiformes com cerca de 6 cm. As flores são muito fragrantes e bastante procuradas pelas abelhas. A floração é tardia, surgindo entre Julho e Agosto, e seguida do aparecimento de um fruto do género da noz. Esta é uma espécie de crescimento lento e de longa longevidade, podendo atingir 500-800 anos de vida. As flores e o característico verde mais claro e os pequeninos tufos de pêlos avermelhados na página inferior das folhas tornam esta espécie muito decorativa nos espaços verdes.