Comunidade Portuguesa de Ambientalistas
Ring Owner: Poli Etileno Site: Os Ambientalistas
Anterior Lista Aleatório Junte-se a nós! Próximo

2010-08-14

Ano Internacional da Biodiversidade - Numismática e Simbolismo (10 centavos portugueses de 1975)

A moeda de 10 centavos portugues de 1975, em alumínio, tem cunhada, como era habitual nas moedas de centavos da segunda ´repúblivca, um ramo de oliveira (Olea europaea).
Na Grécia antiga já se falava das oliveiras. Contam eles que durante as disputas pelas terras onde hoje se encontra a cidade de Atenas, Poseidon teria, com um golpe de seu tridente, feito surgir um belo e forte cavalo. A Deusa Palas Atenas, teria então trazido uma oliveira capaz de produzir óleo para iluminar a noite e suavizar a dor dos feridos, fornecendo alimento rico em sabor e energia. Do outro lado do mediterraneo, os italianos contam que Rómulo e Remo, descendentes dos deuses fundadores de Roma viram a luz do dia pela primeira vez sob os galhos de uma oliveira.
Os historiadores concluem que o azeite, óleo advindo das oliveiras, faz parte da alimentação humana há muito tempo. Concluem que a oliveira é originada do sul do Cáucaso, das planícies altas do Irão e do litoral mediterraneo da Síria e Palestina, expandindo-se posteriormente no restante do mediterraneo.