Comunidade Portuguesa de Ambientalistas
Ring Owner: Poli Etileno Site: Os Ambientalistas
Anterior Lista Aleatório Junte-se a nós! Próximo

2010-08-15

Ano Internacional da Biodiversidade - Numismática e Simbolismo (1 Cruzeiro do Brasil de 1976)

As moedas de 1 cruzeiro de 1976, do Brasil, tem cunhado um ramo de café (Coffea arabica).
O Coffea arabica é uma espécie de café natural da Etiópia, supostamente uma das primeiras espécies de café a ser cultivada. O Coffea arabica produz cafés de qualidade, finos e requintados, e possui aroma intenso e os mais diversos sabores, com inúmeras variações de corpo e acidez.
A Coffea existe em diferentes espécies, mas as mais difundidas são a arabica e a canephora (na variedade denominada robusta). A primeira é também a mais apreciada, e representa ¾ da produção mundial de café. Nascida nas regiões montanhosas da Etiópia, sensível ao calor e à humidade, a arabica cresce em altitudes superiores a 900 metros: Quanto mais alta for a cota, melhores serão as qualidades organolépticas do grão do café tostado.
O robusta, como o seu nome indica, resiste bem ao clima quente e aos parasitas. Difundida nas terras baixas tropicais, cresce inclusive a 200/300 metros, em zonas às quais é mais fácil aceder e onde é possível gerir melhor uma plantação.
Os cafés Arábica são muito perfumados, doces, plenos, ligeiramente ácidos e frequentemente achocolatados, com um creme cor de avelã claro tendendo para o avermelhado e um agradável toque amargo. Os cafés Robusta são, pelo contrário, ásperos, adstringentes, pouco perfumados e mais amargos, com um creme castanho tendendo para o cinzento.
O grão de Arábica é alargado com um sulco sinuoso; o de Robusta é arredondado, com um sulco recto.
Se Arábica e Robusta apresentam leves diferenças de aspecto, do ponto de vista genético são profundamente diferentes: a primeira tem 44 cromossomas, a segunda só 22. Do ponto de vista químico, só muda o conteúdo de cafeína: de 0,9% a 1,7% no Arábica, de 1,6% a 2,8% na Robusta.

2 Comments:

At 11:07, Blogger Berro d'Água said...

Pois... Foi-se o cruzeiro e com ele o galhinho de café... As moedas agora trazem asneiras e valem sempre tão pouco que ninguém nem olha mais para elas... É bom ter alguém como tu, a nos mostrar parte de nossa história, para nos lembrarmos também de nossas muitas perdas e especialmente em tempos de eleições...

Beijos, querido!!!

Tenha um bom dia!!!

Cristina

 
At 16:33, Blogger ALEX DIONE said...

eu tenho uma moeda desta de um cruzeiro .costumo dizer que é minha moeda da sorte ,trago ela sempre junto a carteira.

 

Enviar um comentário

<< Home