Comunidade Portuguesa de Ambientalistas
Ring Owner: Poli Etileno Site: Os Ambientalistas
Anterior Lista Aleatório Junte-se a nós! Próximo

2010-08-14

Ano Internacional da Biodiversidade - Numismática e Simbolismo (1 cent das Bermudas)

As moedas modernas de 1 cent das Bermudas, tem cunhadas no reverso um Porco selvagem (Sus scrofa).Estas moedas começaram a ser cunhadas em 1970, estando na face (cara) o retrato da Monarca britânica Elizabeth II, enquanto que a reverso (coroa) contem a imagem de um porco das "Sommer Island".
Os porcos selvagens das Bermudas estão ligados à história da ocupação dessas ilhas. Ao que consta, os primeiros porcos foram levados para esse arquipélago, pelo navegado espanhol Don Pedro Menendez de Avila que aí chegou em 1563.
O Porco (Sus domesticus ou Sus scrofa domesticus) é um mamífero bunodonte não-ruminante, da família dos suidae. A denominação para as fêmeas é porca, para os porcos machos não castrados varrão ou varrasco e para os filhotes a denominação é leitão. A espécie evoluiu a partir do javali selvagem, embora haja controvérsia quanto à subespécie exacta: há quem acredite que descendem do Sus scrofa scrofa, que habita grandes regiões da Eurásia, e também quem acredite que sua origem é o Sus scrofa vitatus, que vive na Ásia e na bacia do Mar Mediterrâneo.
É um animal maciço, de patas curtas terminadas por quatro dedos completos munidos de cascos. Sua cabeça tem perfil triangular e tem um focinho cartilaginoso. A dentadura, de tipo primitivo (44 dentes molares) apresenta caninos fossadores revirados e incisivos inferiores alongados (em forma de pá). Sua pele, de pelagem espaçada (e cor geralmente rosada) recobre uma espessa camada de toucinho.
Os porcos são animais omnívoros. Digerem bem todos os alimentos, excepto os celulósicos. Embora o consumo de sua carne seja proibido por algumas das principais religiões (como o Islamismo e o Judaísmo), a carne suína é a mais consumida no mundo (corresponde a 44% do mercado de carnes), sendo considerada saborosa pela maioria dos gastrónomos.