Comunidade Portuguesa de Ambientalistas
Ring Owner: Poli Etileno Site: Os Ambientalistas
Anterior Lista Aleatório Junte-se a nós! Próximo

2010-07-17

Ano Internacional da Biodiversidade - Numismática e Simbolismo (200$00 de Portugal de 1997)

A moeda bimetálica de 200$00 de Portugal de 1997 tem cunhado um Golfinho comum (Tursiops truncatus).
O golfinho-comum, golfinho-nariz-de-garrafa, golfinho-roaz, roaz-corvineiro ou toninha (Tursiops truncatus) é talvez a mais famosa e conhecida espécie de golfinho no mundo inteiro. Não somente por ser a espécie do famoso golfinho da série de televisão Flipper, mas também em função de sua distribuição ao longo de águas costeiras e oceânicas em todos os mares do planeta com excepção dos mares polares. Desde 1920 que esta espécie passou a ser capturada para estudos e espectáculos em zooa-marinhos, e é a espécie mais comum nos parques temáticos.
Em Portugal, é comum avistar-se roazes-corvineiros nas águas do Rio Sado, ao largo de Setúbal.
O golfinho-nariz-de-garrafa possui o corpo robusto, a cabeça robusta e o bico curto, largo e nitidamente distinto da cabeça. A sua nadadeira dorsal é alta e falcada. Nascido para deslizar os golfinhos-nariz-de-garrafa possuem corpos hidrodinâmicos, em forma de torpedo, que lhes permitem deslizar rapidamente através das águas do oceano. A sua gama de cores vai desde creme a cinza ou mesma preta. Geralmente, a barriga é mais clara que o dorso. As comunicaçõs são efetuadas através da emissão de uma gama de sons emitidos a partir da bolsa nasal localizada na testa. Com dentes fortes, os golfinhos agarram o peixe com os seus 18-27 pares de pequenos dentes cónicos, em ambas as mandibulas. As marcas especiais na pele ajudam os golfinhos a camuflarem-se de potenciais predadores. A cauda tem dois remos, denominados lobos, que o impulsionam através da água.
O Tursiops truncatus, apresenta duas formas, uma costeira e outra pelágica, que deverão diferir principalmente quanto às estratégias alimentares. A forma costeira é representada por animais que frequentemente são residentes, isto é, ocupam uma área restrita, e em oposição a forma pelágica é constituída por animais que não apresentam fidelidade a áreas restritas, ocupando zonas muito mais vastas de oceano. Há evidência de que estas duas formas estejam presentes nos Açores.
Os golfinhos desta espécie são facilmente identificáveis devido à sua coloração homogénea, cinzento-azulada dorsalmente e branca ventralmente, e ao seu bico que é mais proeminente na mandíbula inferior. No entanto podem ser confundidos com golfinhos-pintados que têm uma coloração bastante parecida com a dos roazes no estado juvenil.
A sua alimentação é muito variável, sendo composta por peixes, cefalópodes (lulas, polvos e chocos) e invertebrados, e como as outras espécies de odontocetes utilizam o seu sistema de ecolocação para procurar alimento.
Os roazes adultos têm em média entre 2.7m e 3m, e a maturidade sexual é atingida entre os 11 e 12 anos, o que equivale a um tamanho médio aproximado de 2.4m. A gestação dura um ano e as crias nascem com um comprimento compreendido entre 1 e 1.3m.
Formam grupos pequenos com menos de 10 animais na forma costeira. Embora os grupos formados sejam pequenos, têm uma organização social complexa e coesa. O seu comportamento gregário e cooperativo em alguns casos foi estendido para relações de cooperação com os seres humanos, como é o caso na Mauritânia e no Brasil onde existe uma pesca cooperativa em que os golfinhos encaminham o peixe para a rede dos pescadores e em troca estes dão uma parte do produto da pesca aos golfinhos.
Em outros lugares grupos ou indivíduos isolados desta espécie procuram espontaneamente o convívio com os seres humanos, mas isso contribuiu para que a maior percentagem de acidentes envolvendo golfinhos em liberdade, que de alguma forma puseram em risco vidas humanas, fossem com roazes.
Nos Açores a espécie ocorre durante todo o ano e durante os meses de Primavera/Verão têm sido vistos grupos com crias. Os estudos de foto-identificação efectuados à volta das ilhas do Faial e Pico ainda são preliminares, mas há indicações de que poderá haver residência destes animais nestas ilhas.