Comunidade Portuguesa de Ambientalistas
Ring Owner: Poli Etileno Site: Os Ambientalistas
Anterior Lista Aleatório Junte-se a nós! Próximo

2010-07-31

Ano Internacional da Biodiversidade - Numismática e Simbolismo (One Dollar dos Estados Unidos da América de 1971)

As moedas de "One dollar" dos Estados Unidos da América de 1971 e alguns anos posteriores tem cunhada no reverso uma Águia-de cabeça-branca, ou Águia-americana (Haliacetus leucocephalus) que segura um ramo de Oliveira (Olea europaea), enquanto pousa na superfície lunar, em homenagem aos americanos que pousaram na Lua.
O comprimento desta ave, ameçada, apesar de estar a recuperar, situa-se nos 1,1 m e a sua envergadura varia entre 1,9 m e os 2,50 m. As uas asas são quadrangulares, com as extremidades penteoladas. O seu canto ou pio é cacarejado, chiado e áspero.
A águia-americana (da América do Norte) adulta é facilmente reconhecida pela cabeça, pescoço e cauda brancos. As águias mais novas têm a cabeça e a cauda acastanhadas ou castanhas. A plumagem branca só aparece quando a águia tem mais ou menos cinco anos de idade.
Tal como as outras aves de rapina, esta ave possui um bico grande, curvo e afiado, que serve para dilacerar as presas.
A águia-americana constrói o seu ninho na copa de árvores, utilizando galhos, gravetos e ervas secas. A cada ano que passa a águia vai aumentando o seu ninho. Em cada ninhada encontram-se 2 ovos, e a incubação dura, um mês e meio.
Esta ave alimenta-se de peixes, que retira da água doce com as suas garras afiadas.
É uma espécie monogâmica, formando casais permanentes e quando os filhos conseguem voar e caçar sozinhos, são expulsos do ninho pelos pais que lhes negam o alimento.
Quanto ao ramo de oliveira, espécie nativa do Mediterrâneo que a águia americana segura, este tem um significado mitológico.
Na mitologia grega, a oliveira aparece associada à longevidade e esperança, à vitória, à força e à fidelidade. São conhecidas as representações de ramos de oliveira no bico de uma pomba, como símbolo da paz que impera no nosso imaginário. Tal associação remonta pelo menos ao Antigo Testamento.
No livro do Génesis (8:11), conta-se que ao fim de 47 dias encerrado na Arca, Noé enviou, prospectivamente e pela segunda vez, uma pomba que voltou finalmente com uma folhinha de oliveira no bico, sinal que a ira de Deus amainara e que as águas do dilúvio estavam a baixar.
As Palomas, criada em 1949 e em 1950 por Picasso- a propósito do Movimento pela Paz e que figuravam nos posters dos Congrès Mondial des Partisans de la Paix desses anos- não aparecem com raminhos de oliveira; mas a partir da série de "El rostro de la paz" que celebra o trigésimo aniversário do Partido Comunista, em 1950 (era o tempo "des lendemains qui toujours chantaient..."), a mansa ave surge com o raminho da árvore sagrada e será pela pena deste artista que se tornará o símbolo Universal da Paz.