Comunidade Portuguesa de Ambientalistas
Ring Owner: Poli Etileno Site: Os Ambientalistas
Anterior Lista Aleatório Junte-se a nós! Próximo

2010-07-24

Ano Internacional da Biodiversidade - Numismática e Simbolismo (50 Laari das Maldivas)

A moeda de 50 Laari das Maldivas tem cunhada uma Tartaruga verde (Chelonia mydas).
A tartaruga-verde, uruanã ou aruanã (Chelonia mydas) é uma tartaruga marinha da família Cheloniidae e o único membro do género Chelonia.
Esta espécie está distribuída por todos os oceanos, nas zonas de águas tropicais e subtropicais e com duas populações distintas: a do Oceano Atlântico e a do Oceano Pacífico.
O nome tartaruga-verde deve-se à coloração esverdeada da sua gordura corporal.
A tartaruga-verde é uma tartaruga marinha com um corpo achatado coberto por uma grande carapaça em forma de lágrima e um grande par de nadadeiras. É de cor clara, excepto na carapaça onde os tons variam do verde-azeitona a castanho ou a preto, no Pacífico Oriental. Ao contrário de outros membros de sua família, como a tartaruga-de-pente ou a tartaruga-comum, a tartaruga-verde é principalmente herbívora. Os adultos geralmente habitam lagoas rasas, alimentando-se principalmente de diversas espécies de algas marinhas.
Como outras tartarugas marinhas, as tartarugas-verdes migram, percorrendo longas distâncias entre as áreas de alimentação e as praias de incubação. Muitas ilhas em todo o mundo são conhecidas como Ilha das Tartarugas devido à nidificação das tartarugas-verdes nas suas praias. As tartarugas fêmeas saem para as praias e põem ovos em ninhos que escavam durante a noite. Mais tarde, os filhos emergem e dirigem-se para à água. Aqueles que sobrevivem alcançam a maturidade sexual ao fim de vinta a cinquenta anos e vivem até 80 anos em liberdade.
É uma espécie classificada pela IUCN (International Union for Conservation of Nature) por estar ameaçada. A tartaruga-verde é protegida contra a exploração, na maioria dos países. É ilegal a apanha, qualquer maltrato ou dano ou matá-las. Além disso, muitos países têm leis e decretos para proteger as suas áreas de nidificação. No entanto, as populações de tartarugas ainda estão em perigo por causa de diversas práticas humanas. Em alguns países, as tartarugas e os seus ovos são caçados para alimento. A poluição indireta prejudica as tartarugas, tanto ao nível da população como a nível do indivíduo. Muitas tartarugas morrem nas redes de pescadores. Finalmente a destruição do seu habitat, devido ao desenvolvimento do sector imobiliário, é uma grande fonte de perda de praias de nidificação.
A espécie encontra-se ainda ameaçada após um longo período de caça intensa devido à sua carne, usada para fazer sopa, couro e casca. (para artesanato)
A tartaruga-verde habitualmente se encontra em águas costeiras com muita vegetação (áreas de forrageio), ilhas ou baías onde estão protegidas, sendo raramente avistadas em alto-mar.