Comunidade Portuguesa de Ambientalistas
Ring Owner: Poli Etileno Site: Os Ambientalistas
Anterior Lista Aleatório Junte-se a nós! Próximo

2009-09-09

O mar é o nosso futuro

Não existe em Portugal verdadeiras políticas de aproveitamento do mar e dos recursos marinhos. O mar é a nossa vocação.
O mar é o nosso futuro.
Quando vivemos nos Açores, com uma quantidade de terra tão exígua e um mar imenso, é estranho que só se pense nos bocadinhos de terra que temos e nos esqueçamos da imensidão do mar.


Isto quer dizer que o mar é importantíssimo em qualquer governo e terá que existir uma política eficaz para aproveitar os recursos que aí estão. O nosso País, tem andado de costas voltadas para o mar, encadeado com o brilho que vêm da Europa.
Esquecemos a nossa vocação e assim desperdiçamos recursos.
Os açorianos são 250 mil pessoas, que se constituem os guardiões de 1/3 das águas territoriais de um total 400 milhões de pessoas, ou seja, dos europeus.
O mar é cheio de recursos inexplorados, potenciais e reais.
É assim estranho que o partido que está no poder (PS) e que se quer manter no poder na República, tenha como um dos principais projectos estruturantes para a sociedade portuguesa o TGV, por não ver aquilo que é o nosso mar.
Basta atender que uma exploração eficaz dos recursos marinhos que temos, garantiria, até 2012, um aumento de 12% do PIB nacional, mais de 20 mil milhões de euros, enquanto que uma aposta no TGV corresponde a um aumento percentual de 1 a 1,5% do PIB, até 2018, com uma hipoteca deixada para as duas gerações vindouras.
As políticas não podem ser só para quatro anos, uma vez que é preciso pensar o futuro de forma sustentável, equilibrada, racional e que permita desenvolver o País, não há custa de recursos importados, mas há custa daquilo que somos capazes de produzir e transformar.