Comunidade Portuguesa de Ambientalistas
Ring Owner: Poli Etileno Site: Os Ambientalistas
Anterior Lista Aleatório Junte-se a nós! Próximo

2009-05-26

Ano Internacional da Astronomia - Dia 147

Os Dois braços da Via Lactea.
A Via Láctea, galáxia que abriga o planeta Terra, possui dois braços espirais e não quatro, como se supunha, segundo identificam as imagens captadas pelo telescópio espacial Spitzer, da Nasa.
Até agora, era impossível confirmar a teoria dos quatro braços espirais devido à posição da Terra. No entanto, o Spitzer proporcionou uma nova base para reconsiderar toda a estrutura da Via Láctea, segundo Robert Benjamin, astrónomo da Universidade de Wisconsin.
Graças ao Spitzer, os astrónomos conseguiram obter um quadro muito mais amplo da galáxia, com o registro de 110 milhões de estrelas. De acordo com Benjamin, um software desenvolvido por ele permitiu a contagem das estrelas e medição da densidade estelar.
Quando o grupo decidiu observar o Scutum-Centauro, constactou-se um aumento no número de estrelas, como já se esperava. Já entre Sagitario e Norma, não houve essa elevação. Perseo fica no extremo oposto da galáxia e não pode ser visto nas imagens do Spitzer.
"Essa descoberta confirmou que a Via Láctea não tem dois braços, Scutum-Centauro e Perseo, que têm enormes densidades com estrelas jovens e brilhantes, assim como estrelas velhas", destacou o astrónomo. Segundo ele, "agora poderemos unir estes braços, estabelecendo a sua estrutura, posição e tamanho pela primeira vez."