Comunidade Portuguesa de Ambientalistas
Ring Owner: Poli Etileno Site: Os Ambientalistas
Anterior Lista Aleatório Junte-se a nós! Próximo

2009-04-30

Eta Aquarids - Chuva de estrelas


Esta chuva de estrela tem um pico de cerca de dez meteoritos por hora nos dias nos dias 5 e 6 de Maio de 2009. É possível observá-las entre os dias 4 e 7 de Maio de 2009, de manhã.
Os meteoritos Eta Aquarids provêm do cometa Halley e enchem o céu de "estrelas cadentes" duas vezes por ano, quando a Terra passa perto da órbita do cometa. Embora o próprio Halley possa estar muito longe da Terra, os pequenos fragmentos da sua cauda continuam a atravessar as regiões mais internas do sistema solar. O Halley retorna a cada 76 anos ao sistema solar e nesses encontros o sol evapora cerca de seis metros de gelo e rochas do núcleo do cometa.
Os restos e partículas, que podem ser do tamanho de grãos de areia, dispersam-se gradualmente ao longo da órbita do cometa e formam uma longa estrada de poeira espacial, que cruza a Terra em Maio e em Outubro. Os meteoritos receberam o nome de uma estrela da constelação de Aquário porque a chuva de meteoritos sobre a Terra parece acontecer próximo dessa estrela.