Comunidade Portuguesa de Ambientalistas
Ring Owner: Poli Etileno Site: Os Ambientalistas
Anterior Lista Aleatório Junte-se a nós! Próximo

2009-03-25

Ano Internacional da Astronomia - Dia 85


Nesta imagem o asteroide Eros pode ser visto a três dimensões, se se utilizar óculos com uma lente azul e outra vermelha.

Em 23 de Dezembro de 1998 a nave espacial NEAR (Near-Earth Asteroid Rendezvous - Encontro com Asteróide Próximo da Terra) passou pelo asteróide 433 Eros. O que estava programado para ser a inserção em órbita à roda do asteróides veio a ser num voo de passagem quando o incêndio no motor do NEAR provocou o abortar da missão.
Apesar do incêndio do motor que provocou um adiamento do encontro em Janeiro de 1999 da nave espacial NEAR com o asteróide Eros, os membros da equipa de operação da missão depressa puderam enviar novos comandos para a nave espacial, tornando possível a obtenção de informações valiosas durante um voo de passagem pelo asteróide, em 23 de Dezembro.
Informações científicas, que incluem images coloridas, dados espectrais e medições do campo magnético obtidas durante o voo, estão agora a chegar do Centro de Dados Científicos NEAR do Laboratório de Física Aplicada. Foram recolhidos dados Doppler de navegação e telemetria em tempo real para ajudar a determinar a massa do asteróide.
Este voo de passagem deu às Operações da Missão NEAR uma oportunidade para testar sequências de .....tracking... e de instrumentos em preparação para um futuro encontro, disse um Chefe do Centro de Operações da Missão, Mark Holdridge. "Os registos do voo, cheios de informações científicas do Eros, estão agora a ser vistos. A nave espacial está de boa saúde e a portar-se bem e confirmou-se que as sequências de comandos de orientação e dos instrumentos foram executados sem falhas."
Além do processamento de dados de voo, os membros da equipa estão também a estudar os dados enviados pela nave espacial pouco depois do contacto ter sido reestabelecido em 22 de dezembro, depois de 27 horas de falta de comunicação, para determinar a natureza exacta da anomalia dos programas que levaram à falha no encontro.
NEAR e Eros estão agora a viajar em órbitas separadas à volta do Sol enquanto se fazem planos para para um encontro em algum momento entre Agosto de 1999 e Abril de 2000.
Fonte: NEAR Project.