Comunidade Portuguesa de Ambientalistas
Ring Owner: Poli Etileno Site: Os Ambientalistas
Anterior Lista Aleatório Junte-se a nós! Próximo

2009-02-26

Carnaval da ilha Terceira - 2009

O Carnaval da ilha Terceira integra a Fundação Europeia das Cidades com Carnaval, tutelada pela UNESCO.
O Carnaval da Terceira,
De raiz Vicentina,
Tem uma crítica matreira,
Uma língua viperina:
Sátira social,
Escárnio e maldizer,
Um jeitinho especial,
De o povo entreter.

Se José Sócrates soubesse,
O que a Terceira tem,
Proibia quem o fizesse,
Não falaria ninguém.

Se algo mandasse remover,
Como no Carnaval de Torres Vedras,
Tinha que se pôr a correr,
Ou seria corrido a pedras.

Neste ano da astronomia,
Se arranjássemos um foguetão,
Certamente alguém queria,
Enviá-lo para Plutão.

Mas com a crise que há p’raí,
E a falta de dinheiro,
Todo aquele que sorri,
Tem cara de banqueiro.

Se fosse eu quem falisse,
Com o suor do meu trabalho,
Por mais que contribuísse,
Ia p’ra casa do caracol.

Se há gente que aceita críticas,
Há outros que nem por isso,
Porque aceitam causas públicas?
Porque aceitam o compromisso?
Deixemo-nos dessas azias,
Em tempos de Carnaval,
Divirtam-se nestes três dias
Que nínguém vos leva a mal.

Félix Rodrigues
Angra do Heroísmo, 20 de Fevereiro de 2009.

Etiquetas: ,

13 Comments:

At 11:15, Blogger TF said...

Votos de BOM CARNAVAL por aí!
Bjs

 
At 14:52, Anonymous Anónimo said...

Foi muito bem apanhado esse espírito das danças terceirenses.
Joe

 
At 20:46, Blogger J. Botelho said...

Este comentário foi removido pelo autor.

 
At 17:28, Blogger Su said...

com certeza para plu.tão


...ops uma lingua viperina..eheheh


jocas maradas e sorrisos:))

 
At 13:59, Blogger São said...

Achei bem interessante, sim senhor!
Serás, por acaso, o jovem que ia sentado a meu lado no avião e a quem eu perguntei se conhecia os Açores e me respondeu que era da Terceira?
Bom Carnaval!

 
At 17:59, Blogger **Viver a Alma** said...

Salvé Félix

Grata pelo comentário. Pessoalmente detesto o carnaval. Não entendi o que é que não conseguiu abrir..o 2º vídeo?

Mas também gostava de o avisar que procurasse bem na sala dos "ÒSCARES" pois há lá algo destinado ao blog - Desambientado e julgo que ao Félix...é que são muitos e depois esqueço-me.
Vá até lá, porque a música já começou

IT'S SHOW TIME FOX'S

Abraço meu
Sempre
MAriz

 
At 23:47, Blogger Berro d'Água said...

Pois... os tambores só deixarão de rufar quando a manhã já estiver alta na próxima quarta feira e mesmo assim, num último suspirar, eles se aquecerão novamente no sábado e soarão muito mais intensamente até a manhã de domingo, para somente então sucumbirem num descanso merecido até o próximo carnaval...

Não gosto de carnaval, mas confesso que estremeço ao escutar uma bateria de uma escola tocar. Aliás, não há quem não se emocione, pois são muitas e muitas pessoas num rítmo sincronizado que faz pulsar o chão...

Uma ótima semana pra ti querido amigo!!!

Beijos!!!

Cris

 
At 20:40, Blogger escarlate.due said...

eu nem gosto de carnaval mas... que nostalgia me provocou recordar o carnaval nas ilhas...

 
At 07:18, Blogger susana said...

Está muito interessante este post. Gostei muito das imagens e do texto!
Vem ver a minha reportagem nos bastidores do Fantasporto!

 
At 11:38, Anonymous Anónimo said...

Ainda hoje me contaram,
Que foi aí que nasceu,
Essa altura especial,
De tudo se poder dizer,
Sem aue ninguém leve a mal...


Muito obrigado pela tua visita.
O teu blog, sempre interessante, tal como o da Cris, eram dois dos que seguia sempre, antes de me ter ausentado por uns tempos.
Espero voltar à assiduidade.

Um abraço

 
At 11:50, Blogger Mónica Lice said...

Estive por aí a matar saudades! Soube-me muito bem mesmo.

 
At 16:59, Blogger Nilson Barcelli said...

Um excelente post, bem enquadrado na quadra carnavalesca que atravessámos.
Abraço.

 
At 18:12, Anonymous Anónimo said...

O Carnaval deveria ser mais tempo.

 

Enviar um comentário

<< Home