Comunidade Portuguesa de Ambientalistas
Ring Owner: Poli Etileno Site: Os Ambientalistas
Anterior Lista Aleatório Junte-se a nós! Próximo

2009-02-08

Ano Internacional da Astronomia - Dia 40

Tempestades violentas em Júpiter (Manchas brancas e mancha vermelha).
Fonte: Voyager 2.
A Grande Mancha Vermelha é provavelmente a característica mais conhecida de Júpiter. Ela é conhecida desde 1831 ou talvez de uns anos antes. Trata-se de uma grande tempestade na superfície desse planeta. Contudo, não é a única, existem outras manchas brancas e vermelhas em Júpiter bem localizadas.
No ano 2000, três dessas pequenas tempestades menores uniram-se e formaram uma mancha maior, muito próxima a Grande Mancha Vermelha, só detectada em 2006. Essa mancha é chamada de Oval BA ou Pequena Mancha Vermelha e desde o seu aparecimento, mudou de cor, deixando de ser branca e passando a ser vermelha.
Em Fevereiro de 2007 a sonda espacial New Horizons fez várias fotografias detalhadas dessa tempestade. A Oval BA é uma das maiores tempestades na atmosfera de Júpiter que já se conheceu. As 3 tempestades que formaram a Oval BA foram: FA, BC e DE, todas elas eram classificadas como manchas brancas. Os ventos na Oval BA chegam a atingir os 645 km/h. Na imagem seguinte, é possível ver, à esquerda, a Oval BA, com uma dimensão tal que cobre por inteiro o planeta Terra.

Etiquetas: , , , ,