Comunidade Portuguesa de Ambientalistas
Ring Owner: Poli Etileno Site: Os Ambientalistas
Anterior Lista Aleatório Junte-se a nós! Próximo

2009-02-07

Ano Internacional da Astronomia - Dia 39

Júpiter o gigante gasoso.
Autor: Mike Salway.
Júpiter, o quinto planeta do sistema solar é também o maior de todos. este planeta tem um volume 1400 vezes superior ao da Terra mas com apenas 318 vezes mais massa. A densidade média do planeta Júpiter é um quarto da do Planeta Terra, indiciando que o planeta gigante é constituído essencialmente por gás em vez de rocha e metais. Cerca de 87% da atmosfera de Júpiter é hidrogénio molecular (H2) e o restantes cerca de 13%, Hélio (He). A atmosfera cheia de nuvens, com ventos superiores a 650 km/h, é fria. Existindo no planeta hidrogénio em abundância, predominam as moléculas com hidrogénio como o metano, amónia e água. O seu núcleo central é parecido com o da Terra.
Júpiter precisaria de ter entre 50 a 100 vezes mais massa para que o seu núcleo estivesse quente o suficiente para desencadear reacções termonucleares, o que o tornaria uma estrela.
Orbitando à volta do Sol a uma distância de 5,2 Unidades Astronómicas (5,2 vezes a distância Terra-Sol) este planeta faz uma revolução completa em 11,6 anos e leva apenas 9,9 horas para rodar sobre o seu eixo. Perto de Júpiter, como se pode observar na imagem de ontem, existe um pequeno sistema de anéis pouco visíveis.
Até agora já foram descobertos 16 satélites (luas) a orbitar Júpiter. Os 4 maiores foram descobertos em 1610 por Galileo Galilei. Io, Europa, Ganimedes, e Calisto. Na imagem anterior, vêem-se três desses satélites galileanos.

Etiquetas: , , , , ,