Comunidade Portuguesa de Ambientalistas
Ring Owner: Poli Etileno Site: Os Ambientalistas
Anterior Lista Aleatório Junte-se a nós! Próximo

2009-01-25

Ano Internacional da Astronomia - Dia 26


Primavera no Hemisfério Norte marciano.
Autor:MSSS.
O planeta Marte é o quarto planeta a contar do Sol e é o último dos quatro planetas telúricos no sistema solar, situando-se entre a Terra e a cintura de asteróides. De noite aparece no nosso céu, como uma estrela de brilho avermelhado, razão pela qual os romanos lhe atribuíram o nome do seu deus da guerra.
Este planeta tem estações do ano que duram o dobro das estações na Terra. As variações anuais de temperatura na superfície de Marte, ou de qualquer outro planeta, dependem de dois factores físicos: da inclinação do seu eixo (eixo da eclíptica) e da distância ao Sol. À medida que um planeta descreve o seu movimento de translação ao torno do Sol, pode aproximar-se ou afastar-se mais do astro rei, dependendo da forma de sua órbita (próxima da circular ou próxima da elipse). Assim, quando mais próximo do Sol, maior a temperatura e vice-versa. Em relação à inclinação axial, se um planeta não possuísse nenhuma inclinação, a temperatura seria maior no equador, pois aí os raios solares incidiriam perpendicularmente à sua superfície, e os pólos seriam igualmente iluminados. À medida que o planeta vai adquirindo inclinação axial, a luz solar incidirá mais num dos pólos, deixando o outro com menos luminosidade.
Enquanto que na Terra temos 89 dias de Inverno e 93 de Verão, no hemisfério norte marciano, o inverno dura 154 dias, e o verão, 178. Todavia, o verão marciano não é sinónimo de calor, pelo menos como o entendemos aqui na Terra: as temperaturas variam de zero a 70 graus negativos. A atmosfera do planeta fica mais fina quando Marte está mais próximo do Sol e começa o Inverno no pólo Norte do planeta. As temperaturas são tão baixas que o dióxido de carbono, principal componente da atmosfera, congela e cai no solo.

Etiquetas: , ,