Comunidade Portuguesa de Ambientalistas
Ring Owner: Poli Etileno Site: Os Ambientalistas
Anterior Lista Aleatório Junte-se a nós! Próximo

2009-01-18

Ano Internacional da Astronomia - Dia 19

Falha, na superfície de Mercúrio.
Autoria: NASA.
A superfície do planeta Mercúrio tem falhas geológicas. A falha na imagem é chamada Santa Maria Rupes, (por Rupes é uma linha de rochedos montanhosos, íngremes, situados sobre a superfície de um planeta ou na superfície da Lua) e atravessa muitas crateras proeminentes. Pensa-se que tal falha seja o resultado de enormes forças de compressão existentes na superfície desse planeta. Provavelmente foram criadas por grandes impactos e por um "encolhimento" geral da crosta de Mercúrio, que por sua vez faz com que partes da crosta se elevem sobre as outras partes.
Muitas destas estruturas foram descobertas nas imagens de Mercúrio da Mariner 10 e foram interpretadas como sendo enormes falhas tectónicas em que parte da crusta de Mercúrio era empurrada por cima das partes adjacentes por forças de compressão. A abundância e comprimento destas falhas indiciavam que o raio de Mercúrio diminuiria 1-2 quilómetros após a solidificação e a formação das crateras de impacto. Esta alteração do volume, era interpretada como devida ao arrefecimento do planeta, após a formação de um núcleo metálico com três-quartos da dimensão do planeta. A imagem anterior representa uma zona com 200 quilómetros de lado sendo e a zona superior é parte norte.
Dados recentes colhidos pela sonda Messenger em 2008, indicam que as falhas, crateras e outras formações geológicas identificadas na superfície do planeta teriam sido originadas principalmente pela actividade vulcânica do planeta, e não tanto por causa de impactos, como se especulava.
De facto o vulcanismo pode produzir falhas da mesma natureza que as observadas em Mercúrio. Nos Açores o fenómeno geológico mais recente associado ao movimento de falhas foi o vulcão dos Capelinhos, quando na noite de 12 para 13 de Maio de 1958, a ilha do Faial foi sacudida por violenta crise sísmica e algumas falhas geológicas deslocaram-se. Na área exterior da Caldeira algumas falhas geológicas subiram 1,5 metros e em outros sítios da Praia do Norte abriram-se fendas de 2 metros de largura.

Etiquetas: , ,