Comunidade Portuguesa de Ambientalistas
Ring Owner: Poli Etileno Site: Os Ambientalistas
Anterior Lista Aleatório Junte-se a nós! Próximo

2008-05-03

Torre de vento

Construiu-se uma torre de vento apoiada no mar, para suportar o céu imenso.
Uniu-se a imprudência com o desconhecido.

Construíram-se janelas com fios de ozono,
Telhados com gotas de chuva
E paredes com ar comprimido.


Esta torre dança como os ponteiros de um relógio,
Marca-nos o tempo e também o lugar.


Irradia alegria em todas as direcções:
Bom tempo na Europa,
Neblinas nos Açores,
Cruzeiros calmos no Atlântico.


Duas mãos a fizeram,
Dez dedos trabalharam.
No seu interior,
Assina-se a obra de engenharia,
Através da pressão:
2 elevado a 10 hPa ou 1024 mbar.
É esta a pressão média de Inverno do anticiclone dos Açores,
Localizado sobre as ilhas que o baptizaram.


Está aqui há tanto tempo quanto a grande mancha vermelha de Júpiter
Está junto do seu equador.



O Universo está cheio de anticiclones,
Mas nenhum tão mágico, mnemonicamente,
Como o do Sul dos Açores.



Félix Rodrigues

15 Comments:

At 21:23, Blogger Su said...

--logo, bom tempo.......

jocas maradas

 
At 18:28, Blogger LeniB said...

As fotografias são simplesmente espectaculares.
Boa semana

 
At 22:28, Blogger Oliver Pickwick said...

Magnífica coleção de fotografias. Texto requintado. Das pesquisas meteorológicas, surgiu a Teoria do Caos.

"Construiu-se uma torre de vento apoiada no mar, para suportar o céu imenso.
Uniu-se a imprudência com o desconhecido..."


Me lembrou construção de outra torre polêmica, um zigurate. Com a qual os homens pretendiam chegar ao céu. A Torre de Babel, em Babilônia.

Um abraço!

 
At 23:14, Blogger Berro d'Água said...

Olá Nobre Senhor Coleciodor de Nuvens...

A palavra Anticiclone, me faz lembrar ciclone extra tropical e ele andou a fazer das suas por essas paragens nesse final de semana e fez com que a tal da torre dos ventos se esganisse ao extremo, rugindo feito fera indomada que não aceita cabresto... Fiquei com medo... Tenho medo das tempestades, mas temo muito mais os humanos!!! Isso é líquido e certo!!! São muitíssimo mais perigosos, incertos e menos confiáveis. Mas felizmente há as excessões!!!

Gosto de ti e tenho saudades!!!

Boa semana de trabalho e bons fluidos!!!

Até mais!!!
Beijo,
Cris

 
At 23:19, Blogger Berro d'Água said...

Só agora ví que tu me deu o selinho de amizade, de presente... Te dou 1 beijo de volta!!! É bom te ter como amigo e vives em meu coração de pijama de bolinhas coloridas e fazes parte da minha seletíssima lista de confiáveis!!! Mereces todos os selos de amizade e te sou imensamente agradecida, por infinitas coisas!!!

Beijo,
Cris

 
At 00:28, Anonymous Anónimo said...

Obrigada pelo selo, fico sensibilizada; não leves a mal mas não sigo as correntes.
Boa semana.
Gostei muito das fotos.

 
At 10:29, Blogger Fátima Silva said...

Vim agradecer o selo. Claro que um selo de amizade é muito representativo. Com certeza vou levá-lo comigo.

A melodia atmosférica é a que aqui se vive.

(tou em fase de impressão, quarta-feira o trabalho entra em a versão definitiva... a sorte está lançada).

Óptima semana e muito obrigada

 
At 00:37, Blogger Águas da Vida News said...

Excelente post!

 
At 10:09, Anonymous Anónimo said...

Fantástico.
Joe

 
At 21:33, Blogger Nilson Barcelli said...

O anticiclone dos Açores é mais conhecido que a Sé de Braga...
Daí que o teu destaque, diria "promoção", seja inteiramente merecido.

Belo post, como sempre.

Abraço.

 
At 22:07, Blogger Filipe said...

Sempre quero ver o que tudo isto vai dar.

abraço

 
At 12:47, Blogger tulipa said...

Hoje...
Sábado, em casa sozinha...
Não me apetece limpar a casa...
quando se está deprimido não apetece fazer nada...nada...nada
...só dormir...mas, eu faço os possíveis pelo menos de não abandonar a minha escrita nos blogs, ao menos isso...

Sinto uma preguiça enorme...
Aqui estou sentada em frente ao computador, apetece-me estar aqui a visitar os meus amigos/as virtuais.

Espero a tua visita.
Podes visitar o meu novo blog de fotos exclusivas, só minhas...

Por aqui continua o teu talento para as palavras, sempre associadas a belas imagens.
Parabéns.

No outro blog tenho algo sobre cinema, se prefere, bora lá.

Bom fim de semana.

Deixo um beijinho c/carinho.

 
At 22:35, Blogger ॐ Hanah ॐ said...

beijinho de boa semana...

 
At 20:46, Anonymous Anónimo said...

Vim só dizer olá e agradecer ao Anticiclone dos Açores...

 
At 21:58, Anonymous Anónimo said...

excelente.

 

Enviar um comentário

<< Home