Comunidade Portuguesa de Ambientalistas
Ring Owner: Poli Etileno Site: Os Ambientalistas
Anterior Lista Aleatório Junte-se a nós! Próximo

2008-02-08

Haja Saúde.

Rodeei-me de gentes, assumi costumes, olhava o mundo e discutia a vida.
“Haja saúde” era o nosso cumprimento, certos que nos ampararíamos aquando da prevalência ou incidência da doença.
O tempo foi passando e fui-me sentindo como que colocado no centro de uma cidade com desenvolvimento radial: na primeira circular - os amigos próximos, na segunda circular - os amigos de ocasião, na terceira circular - os conhecidos de vista e numa outra qualquer circular, os desconhecidos.

“Haja saúde”, dizia eu aos primeiros, nunca me atrevendo a saudar do mesmo modo os desconhecidos, como se não fosse possível haver cooperação e entreajuda entre quem nunca se conheceu.
“Haja saúde” deixou de ser uma aspiração, passou a ser uma saudação e terminou em hipocrisia.

Porque saudaria com um “Haja Saúde” o desconhecido que vive no local onde abandono os meus resíduos? Porque me saudaria com um “Haja saúde” o empresário da quinta ou sexta circular, que me envenena o ar que respiro? Assim, “Haja saúde” passou a ser uma vã aspiração.
Não vi a dinâmica da colectividade, não assumi que crescimento pode significar o mesmo que despersonalização ou desumanização.
Não cresci tanto como a cidade, não conheci o suficiente na universidade da vida para continuar a cumprimentar toda a gente com um “Haja saúde” e passei a desejar “Bom dia”, assumindo que será bom se houver uma baixa probabilidade de ser pior, ou seja, de continuar igual ao que sempre foi, onde cada um continuará com as dores e os tormentos que sempre teve. “Haja saúde” perdeu-se, pois já não tem sentido nas gentes que me rodeiam, nos costumes que assumi, na forma como vejo o mundo ou na forma com discuto a vida.
Félix Rodrigues

Como gostarias de cumprimentar aqueles que se cruzam contigo?

20 Comments:

At 10:25, Blogger Berro d'Água said...

Haja Saúde!!!

Entre dopaminas, noradrenalinas, endorfinas e serotoninas, busco viver momentos felizes e acima de tudo, tento sempre fazer alguém feliz, por merecimento ou não. Niilismo talvez, mas enfim...

René Descartes (século XVII), afirmava que na glândula pineal é que se situava a alma humana fazendo desse, um órgão com funções transcendentes. Além de Descartes, um escritor inglês com o pseudônimo de Lobsang Rampa, entre outros, dedicaram-se ao estudo deste órgão.

Li Lobsang Rampa quando eu tinha uns 13 ou 14 anos e não mais do que isso e lá se vão muitos anos. Desde lá venho tentando entender esse bicho humano que, de todos os animais que andam pela terra, esse é sem dúvida o mais devastador, possessivo, egoísta e tirano. Continuo sem saber nada dessa espécie e por certo o meu pineal – ou antena para os que acreditam na capacidade transcendental desse órgão – deve estar danificado e meus CRISTAIS DE APATITA (Apatite no português de Portugal), ou se romperam de todo, ou apresentam fissuras graves.

Mas é certo dizer que com cristais ou sem eles, o mundo está prontinho para se acabar, por obra dos humanos desalmados...

Já nem mesmo sei se tenho vontade de saldá-los, mas há sim e sem a menor dúvida os que eu faço questão de cumprimentar desejando SORTE, pois todos e independente do grau de relacionamento dos que nos circundam, é o que precisaremos ter e independente de sermos nós os direta ou indiretamente responsáveis pelos danos todos que causamos. Somos humanos e isso basta para a compreensão do risco que representamos.

Portanto meu querido amigo do coração, SORTE!!! Muita SORTE pra ti, com um beijo,

Da Cris

 
At 10:31, Blogger Berro d'Água said...

EM TEMPO:

Tenho andado com um humor ácidamente sarcástico e ao escrever a frase que repito abaixo,esqueci de colocar as aspinhas na palavra "saldar" que no cas específico, não quer dizer SAUDAR de saudação e sim de SALDO mesmo. De liquidação!!! De acabar com o estotoque e que de tão ruins que tenho achado os humanos, penso que não valem mesmo o menos esforço. Felizmente que sempre sobram alguns para nos alentar e é por esse que por certo ainda continuamos a pregar e a tentar pela vida...

Já nem mesmo sei se tenho vontade de "saldá-los", mas há sim e sem a menor dúvida os que eu faço questão de cumprimentar desejando SORTE...

 
At 10:32, Blogger Berro d'Água said...

Beijo de bom final de semana!!!
Cris

 
At 14:53, Blogger Su said...

fico pelo bom dia mecanico para os outros que me passam ao lado...........

para ti ...haja saude

jocas maradas...sempre

 
At 22:52, Blogger oceanus said...

...nos dias de hoje, nas cidades ou não!?...simplesmente não nos cumprimentamos.

...mas gostava de poder cumprimentar todos da mesma forma...um sorriso cristalino, um abraço fraterno e..."haja saúde"

bjs do fundo do Oceanus

 
At 10:07, Blogger O Profeta said...

Pois "Haja Saúde" meu caro amigo, por aqui por estas bandas também se diz "Haja Deus"...mais um grande post, qual papoila carmim em campo seco...


Aquele abraço

 
At 18:49, Blogger Fátima Silva said...

Gosto de cumprimentar com um sorriso sincero! Tb sou do tempo desse cumprimento "Haja saúde!" Tempo de vida precária, bens escassos, doenças numerosas... os desejos de "Haja saúde" entoavam pelos campos em jeito de reforço e desejo de efectivo bem-estar para todos. Elos de boa vontade repercutiam-se e uniam-se em força ao redor de um bem que se queria colectivo.
Agora, já não ouço essa expressão, com certeza a escassez "estomacal" desapareceu... talvez tenha dado lugar à escassez de alma! Quem sabe!
Gostei muito do post, pertinente e potente.
Resto de bom fim de semana.

 
At 18:57, Blogger © Piedade Araújo Sol (Pity) said...

HAja Saúde.

Eu cumprimento com um sorriso...

 
At 22:29, Blogger São said...

Quqlquer destas formas me agrada:
-Fica bem!
-Tudo de bom!
-Bem hajas!
-Que o Grande Espírito te guarde e ilumine!
-Haja saúde!

Parabéns pelo prémio e toda a minha gratidão por me priveligiares com a tua distinção!!

A luta por causas torna-se mais fácil contando contigo, amigo.

Bem hajas!

 
At 23:13, Blogger Berro d'Água said...

Pois meu querido amigo!!!

Saiba que tens comigo, crédito em excesso e jamais te tornarás um devedor...

Que bom saber de ti e espero que tua ida para Lisboa tenha sido proveitosa.

Uma ótima semana pra ti, com muitas coisas boas e muita sorte!!!

Beijinhos,
Cris

 
At 08:30, Blogger ॐ Hanah ॐ said...

Que texto maravilhoso....

Haja Saúde sempre...

Vida e Bençãos para todos...

especialmente para ti...

Boa semana

 
At 16:51, Blogger PoesiaMGD said...

Deveras criativo este teu blog... e sério também...
Gostei de te conhecer!
Um abraço

 
At 18:22, Blogger SL said...

Geralmente eu cumprimento, "olá" "tudo bem?" "há que tempos", haja saude também, mas é na brincadeira.

Jinhos

 
At 20:50, Anonymous Anónimo said...

Afinal era um bom cumprimento. È isso?

 
At 20:41, Blogger Era uma vez um Girassol said...

Olá, simplesmente...
Mas o Haja saúde tem objectivo concreto!!!
Bjs

 
At 22:26, Blogger Aprendiz de Viajante said...

Qualquer palavra serve desde que venha acompanhada de um sorriso verdadeiro.

Um abraço amigo.

 
At 15:36, Anonymous Anónimo said...

Interessante.

Joe

 
At 21:52, Blogger Nilson Barcelli said...

Claro que não foi por causa da poluição ou doutros factores ambientais e sociais que a expressão caíu em desuso.
Mas admiro como é que sabes dar a volta ao texto tão bem e aproveitar a ideia puxando a brasa para a tua sardinha (que é boa, de resto, e que a fazes nossa com grande sentido altruísta).
Resumindo, um excelente post, como é hábito.

Um abraço.

 
At 18:21, Blogger Rose said...

"Haja Saúde" amigo Felix... sem saúde o que somos? Dependentes!

um sorriso para vc e um beijo no coração

 
At 21:11, Blogger Oliver Pickwick said...

Este "Haja Saúde" nunca foi usado aqui no Brasil, exceto nos brindes e na finalização de cartas escritas a mão. Contudo, acho interessante, usaria sem problemas apesar de tudo que escreveu.
Haja Saúde!

 

Enviar um comentário

<< Home