Comunidade Portuguesa de Ambientalistas
Ring Owner: Poli Etileno Site: Os Ambientalistas
Anterior Lista Aleatório Junte-se a nós! Próximo

2007-02-11

Osmose ou cidadania?

A osmose dá-se passivamente mas controla-se activamente.
Deixá-la correr desgovernadamente, pode ser amar, mesmo nos dias que não são de São Valentim. Tomá-la como totalmente inevitável é renegar à diferença e perder-se no meio de tudo.
Há que abrir e fechar a mente como se de um fole se tratasse: aceitando o que a fortalece e expelindo o que a empobrece.

.

Marlene Healey


Há que ser permeável à justiça e impermeável ao desalento. Injustos seremos sempre, pelo facto da verdade residir relativizada na cabeça de cada um.

Por osmose seremos capazes de fortalecer a justiça, sem esforço e sem participação, empobrecemo-la.
A realidade emprenha-nos os sentidos e faz de nós seus tradutores, mesmo que não se domine a sua linguagem.

.


Salvador Dali

O mundo não é idílico, nem tampouco as nossas leis, idílicas.

Há pressões, ou constroem-se conspirações, que pretendem contrariar a osmose naturalmente regulável, e outras, que funcionam como bomba de vácuo que intentam sugar ou limpar-nos o entendimento. Há sempre um equilíbrio resultante de um esforço, não existe, se manipulado ou se apenas regido pelo princípio da energia mínima. A participação ou cidadania é esse esforço, a despreocupação, o princípio da energia mínima.

Todos os dias se clama por justiça e todos os dias se advoga que ela existe.
Tão fácil que é julgar se se for impermeável às posições daqueles que não concordam totalmente connosco!

.

Moonlet


Não é a física que aqui se julga, mas é a analogia física que pretende suportar os argumentos.

Félix Rodrigues

Quantas vezes te sentiste pressionado(a) e te deixaste influenciar negativamente?

.-A osmose é o nome dado ao movimento de líquidos entre meios com concentrações diferentes, muito importante na manutenção da vida de uma célula e como tal da vida em geral. A osmose é o processo de troca entre sistemas em diferentes estados físico-químicos.

16 Comments:

At 16:58, Blogger Lâmina d'Água & Silêncio said...

Não sei quantas vezes me deixei influenciar por alguma pressão sofrida e negativamente, mas devo ter sim permitido que isso me acontecesse em algum momento, sem dúvida. No entanto não me lembro... Mas o que importa mais é que sei que não me deixo levar, sem antes perguntar, perguntar, perguntar e perguntar incansávelmente e até que se esgotem todas as respostas... Odeio ser arrastada. Prefiro sempre ser conduzida e que isso aconteça pela minha vontade e ela só ocorre, se tenho conhecimento abrangente sobre os fatos...
Sei que sou chata aos olhos dos outros por minha necessidade constante de saber, de entender, de perceber todos os lados, mas isso se dá para que eu possa de fato compreender e não quero passar pela minha vida, sem que eu saiba claramente o meu papel e esse, tem de ser somente meu e me pertence e eu não posso e não quero seguir pelas cenas criadas pelos outros, sem me sentir integrada, desejada, necessária e bem vinda e é desse modo que eu gosto de me sentir e em perfeita osmose, em meio aos bons fluidos e com tudo que me rodeia e me faz bem.

Acabo de postar pelo SIM e pelo Não e atente-se para as fotinhos...

Beijos meu querido!!!
Cris

 
At 17:01, Blogger Lâmina d'Água & Silêncio said...

E em tempo...

Estou adorando todas as fotos que vens usando em teus posts... Parabéns pelo bom gosto!!!

É sempre muito bom falar contigo!!!

Beijinhos!!!
Cris

 
At 22:45, Blogger Kalinka said...

São momentos assim, que nos mostram que o mundo é realmente pequeno e nos ajudam a encontrar verdadeiras amizades.

Enquanto houver osmose...

Obrigado pelas tuas visitas.

Bom início de semana.

Beijo.

 
At 23:44, Blogger Chellot said...

As vezes nos deixamos levar por influências negativas, por não sabermos a sua verdadeira face.
Quando não gosto de uma música ou de uma expressão e passo a tê-la o tempo todo na mente e expressá-la, digo que entrou por osmose. Mas é só uma desculpa.

Beijos de luz.

 
At 00:23, Blogger Lâmina d'Água & Silêncio said...

Voltei a ler teu texto...

Será que eu sei verdadeiramente a diferença entre osmose e cidadania??? Até que ponto eu de fato não me deixo enganar???

Mas continuo gostando muito mais dos bichos do que dos humanos...

Beijos MIM!!!
Até mais...

Cris

 
At 00:44, Blogger Caiê said...

Pessoalmente, acho que sou muito pouco influenciável. Até é um dos defeitos que alguns me apontam - ter uma personalidade muito "senhora de mim". Não sei se é defeito, mas é, seguramente, feitio.
Quanto à sociedade em geral, o marketing e o proselitismo estão aí em todas as esquinas e sob todas as formas. Infelizmente.

 
At 17:50, Blogger poca said...

aceitando o que a fortalece e expelindo o que a empobrece...
grande frase... nada fácil de fazer... haja sabedoria!

 
At 21:19, Anonymous Anónimo said...

Não sou de me deixar influenciar, mas confesso que o diabo às vezes atenta.

 
At 18:59, Blogger Maria Azenha said...

como não há sistemas isolados, claro que já me terei deixado influenciar...
em geral procuro estar atenta.

boa semana,

***maat

 
At 19:50, Blogger melena said...

a pressão é constante, e será cada vez maior numa sociedade de informação como a nossa, e com uma privacidade cada vez menor.

resta-nos continuar a luta pela liberdade, pela identidade pessoal e pela autenticidade

um abraço

 
At 09:22, Blogger Lâmina d'Água & Silêncio said...

Oi ...

Um Beijo!!!
Cris

 
At 14:52, Blogger Vida said...

Todos sofremos de pressões e de influências, tanto positivas como negativas, não existe ser humano que esteja isento delas e então nestes tempos modernos, onde os meios de comunicação nos entram pela porta dentro cheios de agressividade e é dificil fechar as portas a isso, eu por feitio sou dificil de influenciar, como a minha mãe costuma dizer, "és bem torta e só fazes o que trazes na cabeça", mas claro que já fui influenciada negativamente algumas vezes, mas também te digo que aprendi sempre alguma coisa com elas!

Félix, um bom carnaval para ti e família, beijinhos para todos!!!

Ah, é verdade, namora muito hoje, porque amar todos os dias faz bem ao coração!

 
At 15:57, Blogger ॐ Hanah ॐ said...

"ore e vigie"....
Consciência...
Inspiração e expiração...




Beijo sublime

 
At 16:05, Blogger oceanus said...

Nem sempre é fácil...

Mas é necessário estar sempre desperto e procurar ver e sentir com os "olhos da alma"...
De forma clara e consciente....acho que ajuda!

Gostei e voltarei ...ás vezes em silêncio.

Até breve!

 
At 19:41, Blogger lifeyes said...

Gostei especialmente da 1ª parte do texto.
E das imagens escolhidas, claro, sempre :)

 
At 02:13, Blogger ludmylla said...

muito boa a matéria

 

Enviar um comentário

<< Home